BLOG

Painel ripado: saiba mais sobre o tipo de material, o estilo e a aplicação deste elemento de decoração!

17.setembro.21

O painel ripado conquista cada vez mais a preferência de designers e de consumidores. Por ser um elemento atemporal e que combina com os mais diferentes estilos, ele tem sido uma aposta certeira para a personalização do ambiente.

Versátil, o painel ripado dá um toque de sofisticação e modernidade ao espaço. As cores, o material escolhido, o tamanho das ripas: tudo isso pode ser modificado para adequá-lo ao projeto central, seja qual for a tendência. 

A montagem do painel ripado também pode ser pensada para diferentes objetivos sensoriais, como: alongar o ambiente ou aumentar a percepção de altura do cômodo. 

Isso vai depender de como você organiza os filetes, respectivamente, na horizontal ou na vertical. Outra opção pode ser montá-las na diagonal, priorizando a sensação de movimento.

Quer uma outra razão para investir nesse elemento de decoração? 

O painel ripado auxilia no isolamento acústico e na reverberação do som no ambiente. Por isso é que ele é uma aposta e tanto para uso interno em apartamentos! 

Quer saber mais sobre painéis ripados? Então fique conosco, pois preparamos um material completo que vai te informar sobre:

  • Formatos de painel ripado
  • Estilos de painel ripado
  • Ideias de montagem 

Tipos de materiais indicados para painel ripado:

Você já sabe: a madeira é um elemento que traz a sensação de aconchego, conforto e proximidade ao ambiente. Mas quando ela é aplicada na forma de um painel ripado, você também ganha em personalidade. 

Para móveis sob medida, com acabamento de alto padrão, a escolha de um material de qualidade é essencial

Por isso é que a Campesatto Farina opta por trabalhar com a base sempre em MDF High Density, para conferir durabilidade e resistência. O acabamento pode ser da escolha do cliente, desde um melaminico como um madeirado com laminação natural. Essas opções garantem um painel ripado de alta qualidade e com personalidade. 

Lembramos que não existe regra para o estilo, tamanho ou dimensão das ripas. 

Dica da Campesatto: Outra possibilidade de formato que traz ótimo resultado, principalmente no quesito custo/benefício, é a imitação de ripado. No momento da confecção da peça são desenhados vincos na madeira, que imitam os filetes, sem haver separação total entre eles.

Qual estilo de painel combina com cada cômodo?

O ripado pode ser utilizado em todos os ambientes da casa e é você que escolhe qual é a preferência, baseada no design que você optou. Seja moderno, rústico ou industrial; o painel ripado combina com todos eles. 

Veja a aplicação no estilo moderno:

Na imagem acima ilustramos uma possibilidade de aplicação de painel ripado, com luzes embutidas. Mas as cores e o estilo podem variar para que você consiga adequar este elemento de decoração com o projeto que você escolheu. 

Aplicações em painel ripado: para a sala, banheiro, quarto, corredor e cozinha!

Além do aspecto decorativo, você já pensou em utilizar o painel ripado como uma solução funcional

Explicamos: Você pode esconder aquele ar condicionado da sala atrás de um painel ripado, permitindo a passagem de ar e ao mesmo tempo evitando que o equipamento faça parte da decoração do ambiente. 

Uma outra solução criativa é também utilizá-lo para esconder despensas, armários ou lavanderias. Observe, na imagem, um exemplo de como ele pode ser aplicado na cozinha, agregando ainda mais beleza ao ambiente.

Mas se você quer surpreender, então invista em ripados no teto, nos corredores ou nas paredes. Além do aspecto de UAU, o painel pode camuflar portas para outros ambientes. É o próprio painel que dá um acabamento para a parede.

Como você pode observar, este elemento de decoração permite que você possa ousar e investir em diferentes formatos. 

O quarto de casal com detalhes em painel ripado é uma outra excelente opção para trazer modernidade ao ambiente. Aqui vale uma atenção especial na iluminação. Olha só como ele fica lindo quando aplicado neste espaço da casa:

O ripado também costuma ser aplicado como divisor de ambientes. Essa separação pode ser móvel, fixa ou retrátil. 

Geralmente essa divisão é vazada, ou seja, há uma separação entre as ripas para que o outro lado fique exposto, mas não evidente. Mas, há também a opção de construí-lo para separar totalmente os ambientes, garantindo maior privacidade.

No primeiro caso, a luz e a ventilação são pontos agregadores, além da integração parcial dos ambientes. Já o segundo caso é indicado para quem quer valorizar a sensação de intimidade. 

Agora que você já sabe que o painel ripado traz amplitude e estilo para diferentes cômodos, que tal incluí-lo no seu projeto de reforma ou de decoração

Na nossa página do Facebook e do Instagram têm muito mais referências de estilos e tendências, que você pode acompanhar quase em tempo real. Nos siga por lá para saber  mais sobre soluções em móveis sob medida!