BLOG

Conceito aberto: 3 vantagens que você precisa conhecer

14.abril.21

Uma casa ou apartamento sem delimitação de paredes ou divisórias que indiquem onde um espaço começa e onde termina.

Assim são os ambientes em conceito aberto, um estilo que faz referência à revitalização de prédios industriais da Nova York dos anos 90. A ideia ganhou a cena e rapidamente se espalhou como uma tendência de arquitetura moderna.

Hoje, a integração dos ambientes com conceito aberto está principalmente entre a sala e a cozinha. 

Aliás, é a motivação de estar ainda mais próximo dos familiares e amigos que dá lugar a outras tendências que cada vez mais ganham força.

É o caso da cozinha gourmet, espaço que convida todos para participarem das refeições, criando um ambiente confortável para vivenciar o ritual de cada preparo.

Aproximar as pessoas é sem dúvida um dos requisitos mais marcantes do conceito aberto. Só que, além da convivência, essa escolha traz outras vantagens importantes, conheça todas elas!

1 Amplitude e funcionalidade

Engana-se quem pensa que o conceito aberto só pode ser uma realidade para apartamentos e casas grandes.

A falta de paredes e divisórias faz com que seus ambientes ganhem alguns metros a mais. Além disso, a sensação de amplitude também é favorecida pela ausência desses elementos.

Outra característica que vem junto com a amplitude é a funcionalidade. Nestes projetos, os móveis são utilizados estrategicamente para atender às necessidades dos moradores e, ao mesmo tempo, proporcionar harmonia e equilíbrio.

Aqui, os móveis são utilizados justamente com o objetivo de ajudar a delimitar os espaços, mas não apenas. Que tal entender melhor como isso se aplica, a partir de dois exemplos?

A cozinha, por exemplo, precisará continuar acomodando todos os utensílios necessários para o preparo das refeições. 

Por outro lado, uma cristaleira pode ser incluída na sala de jantar, assim os itens utilizados durante as refeições estarão ainda mais próximos.

2 Sensação de liberdade

Cozinhar enquanto seus filhos contam como foi o dia na escola ou enquanto você e seu companheiro planejam a próxima viagem.

Além de favorecer as interações diárias, um ambiente em conceito aberto também dá a você a liberdade de ver o sol se pôr enquanto prepara o jantar.

3 Visualização do ambiente como um todo

Cozinhar enquanto as crianças brincam na sala? O conceito aberto também tem a vantagem de possibilitar que as ações dos pequenos estejam sempre ao alcance dos seus olhos, independentemente do ambiente onde eles estejam.

Como a área de circulação também aumenta, o risco de acidentes domésticos para quem tem crianças em casa diminui.

Outras circulações facilitadas pelos ambientes com conceito aberto são a do ar e da luz. Dessa forma, os espaços ficam mais arejados e iluminados, de forma natural.

Gostou de conhecer as principais vantagens do conceito aberto? Que tal fazer dele sua realidade diária, optando por móveis sob medida que deixem seus ambientes ainda mais luxuosos e aconchegantes? Estamos prontos para lhe surpreender, solicite seu orçamento agora mesmo!