BLOG

Decoração e móveis em estilo industrial: entenda as características desta tendência!

15.dezembro.21

Se pudéssemos definir o estilo industrial em apenas uma palavra ela seria: urbanicidade! Nenhuma vertente é tão visceralmente urbana quanto a industrial. Presente em móveis, na arquitetura e na decoração, o estilo incorpora elementos e detalhes que você confere neste conteúdo especialmente preparado para os apaixonados por esta tendência

A Campesatto Farina já produziu inúmeros projetos que mostram a aplicação do estilo industrial em ambientes. Mostraremos um deles por aqui para você se inspirar e dar vida à criatividade que a tendência propicia. 

Sem mais conversa, vamos aprender a identificar os elementos desta vertente estética e conferir alguns princípios básicos para adicioná-los em diferentes ambientes da casa? Vem com a gente!

Estilo Industrial: entre o moderno e o retrô

O primeiro elemento que chama a atenção neste estilo é a mescla entre o rústico e o moderno. Talvez a definição fique mais clara quando pensamos em lofts nova-iorquinos. Eles são, visualmente, a inspiração perfeita. Veja abaixo um exemplo:

Na imagem podemos perceber a clara influência do ambiente externo no design de interiores. As estruturas de metal, ferro ou aço (moderno) em conjunto com os tijolinhos (retrô) são característicos do estilo industrial. 

Inclusive, o estilo industrial surgiu na própria cidade de Nova York em meados do século XX, a partir da criação de lofts que abrigavam, anteriormente, fábricas e galpões. Devido ao aumento populacional, estes espaços foram adaptados para receber moradores, sem perder as particularidades como as paredes de tijolos antigos, canos e tubulações de fábricas. 

Portanto, a essência do estilo industrial está na manutenção dessas características únicas e que fazem da tendência ser uma das mais requisitadas da atualidade.

Forros abertos, tubulações e encanamentos à mostra, eletrocalhas e estruturas mais brutas são marcas do estilo industrial.

Veja, na imagem a seguir, a aplicação do “conceito de tijolinhos”, em um espaço de banheiro. 

Esse formato não lembra um pouco as paredes de metrôs americanos? Essa é uma outra referência urbana adotada como caracterização da vertente. 

O projeto acima, da Campesatto Farina em parceria com os arquitetos Gabriela Zanol e Athos Peruzzolo, também inclui móveis sob medida e de alto padrão, com tons que imitam a madeira para equilibrar o ambiente.

Outra curiosidade é que o espaço em estilo industrial costuma ser integrado, como você observará no projeto escolhido para ilustrar a tendência ao longo da leitura. A regra é: quanto menos paredes, melhor!

Em resumo, a dica da Campesatto Farina para criar uma atmosfera que una o moderno com o retrô é apostar nos seguintes elementos:

  • tijolos (ou azulejos tipo metrô) à vista;
  • espaço integrado;
  • bases em aço, alumínio, metal ou ferro;
  • um design clean (minimalista moderno) e rústico (móveis de personalidade);
  • praticidade e funcionalidade;
  • projetos que incluem linhas retas, paralelas ou perpendiculares;
  • estrutura que evidencia o “esqueleto do ambiente” (canos, tubos).

O próximo assunto serão as cores que, na imagem acima, você já deve ter percebido manter um mesmo padrão… ou não?

Cores e iluminação: detalhes que são essenciais para o estilo!

Os tons mais frios em contraste com o tom em madeira também são características da vertente. Essa dinamicidade de materiais e mescla entre cores dá um toque todo especial aos projetos que são baseados no estilo industrial. 

A coloração mais comum de ser observada é o cinza, principalmente as que se aproximam de uma tonalidade conhecida como “cimento queimado“. A seguir, você continua a conferir o espaço executado pela Campesatto Farina, especialista em móveis sob medida e de alto padrão:

Observe que cada detalhe conversa com o estilo, como:

  • boa iluminação;
  • mescla de tons quentes e frios;
  • tubulação aparente (tomada na parede);
  • tons que imitam madeira e aço cromado;
  • pendentes em formato retrô.

Inclusive, a iluminação é também característica da vertente, por isso é comum observarmos uma boa variedade de luminárias e lâmpadas em projetos de design nesse estilo. As mais comuns são os formatos em pendentes que dão um ar personalizado ao ambiente.

Alguns projetos também incluem iluminação (spots) em trilhos, bem características do estilo industrial. Elas também são objetos decorativos e dão um ar mais intimista ao espaço, como fica evidente na imagem a seguir.

Outro detalhe sobre a iluminação que você precisa saber (e que está presente no projeto acima executado pela Campesatto Farina) é em relação à arquitetura. A incorporação de janelas amplas são marcadores essenciais da arquitetura em estilo industrial. Lofts americanos (antigas fábricas) são, novamente, a inspiração por detrás disso.

Em resumo, a dica da Campesatto Farina é apostar nos seguintes elementos:

  • iluminação em trilhos;
  • janelas amplas;
  • madeira para trazer aconchego;
  • decorações à mostra.

Com esses detalhes é possível identificar logo à primeira vista o estilo industrial, que busca trazer a urbanização das ruas, metrôs e espaços coletivos para dentro de casa.

Móveis estilo industrial: tudo que você precisa saber!

A mistura de materiais é o primeiro ponto a ser observado quando se fala em “móveis estilo industrial“. A madeira, o aço, o ferro, o alumínio e o metal em conjunto com linhas retas, paralelas ou perpendiculares, são características desta vertente estética.

Pela funcionalidade e praticidade e conceito aberto, geralmente os móveis são projetados para serem sob medida para cada espaço. Outro elemento é a mistura já comentada entre o rústico e o moderno, como, por exemplo, uma mesa ou lâmpada mais retrô e cadeiras de aço modernas. 

Por isso, é comum que elementos antigos sejam reaproveitados como itens de decoração, como os eletrodomésticos. Estes, em conjunto com quadros abstratos ou esculturas urbanas, criam um espaço característico do estilo. 

O estilo industrial também tem como particularidade móveis que deixam elementos à vista, como as prateleiras em aço cromado, por exemplo. Elas dão um efeito incrível ao ambiente. 

Gostaram dessa síntese sobre o estilo industrial? Então aproveite para aplicar já na sua casa! Entre em contato com a gente para saber como podemos te ajudar.

Aproveite e acesse nossas redes sociais, que estão repletas de projetos originais para você ficar por dentro das mais incríveis referências. Acesse: Instagram e Facebook.