BLOG

Como escolher a cortina correta para sua casa

24.setembro.22

Ter uma casa bem decorada e agradável aos olhos de quem ali vive ou visita envolve diversos fatores, entre eles fazer a escolha certa de cortinas para cada ambiente.

Além da questão estética, a escolha de uma cortina deve-se considerar sua funcionalidade e o conforto que trará ao espaço. Por isso, preparamos um conteúdo para você conhecer e tornar o processo de escolha mais assertivo.

Objetivo da cortina

Antes de tudo, você precisa saber para que irá precisar, pode ser somente por questão decorativa, ou para controlar a iluminação e privacidade do ambiente, criar amplitude, entre outros. É importante que você defina um objetivo, assim a sua escolha será de acordo com a necessidade.

Projeto executado pela Campesatto Farina

Cortinas e a iluminação do ambiente

As cortinas apresentam um papel fundamental nos ambientes: regular a entrada de luz.

Cada ambiente demanda de um tipo de iluminação, e de acordo com o seu objetivo e nível de luz que atinge esses espaços, pode-se pensar em diferentes tipos de cortinas.

As cortinas de tecido, por exemplo, tendem a ser uma boa opção para ambientes como salas de estar ou jantar, pois proporcionam uma entrada maior de luz natural. Já em dormitórios, recomenda-se o uso de cortinas com blackout, onde é possível proteger da entrada de luz em horários indesejados, resultando em maior conforto.

Projeto executado pela Campesatto Farina

Dicas para acertar na escolha

Uma das dúvidas é quanto ao tamanho da cortina, em geral, modelos longos, mas que não toquem o chão são indicados. Causam a sensação de amplitude no ambiente além de torná-lo mais luxuoso.

Porém as cortinas curtas apresentam uma funcionalidade importante, como em cozinhas, onde existem móveis debaixo da janela

Projeto executado pela Campesatto Farina

Outro ponto a ser considerado é o tecido da sua cortina. Existem tecidos que irão entregar um maior conforto e elegância, porém requerem maiores cuidados devido a sua delicadeza. Tecidos mais comuns, como o voil são mais resistentes e não ficam para trás no resultado.

Não se esqueça do seu objetivo principal para a cortina: se ele for por exemplo, bloquear a entrada de luz, recomenda-se que para espaços como salas de TV ou dormitórios você opte por cortinas do tipo blackout, que além da luz, bloqueiam ruídos e tornam o ambiente mais confortável.

Projeto executado pela Campesatto Farina

Quando o objetivo for decorativo, você pode optar pelas de tecido, podendo ser estampadas, coloridas, tons neutros, de acordo com o seu ambiente e o restante da decoração, para que tudo fique em perfeita harmonia.

Com esse conteúdo você já tem todo conhecimento que precisa na hora que chegar a escolha das suas cortinas!