BLOG

Descubra os móveis clássicos e se apaixone por este estilo que nunca sai de linha!

15.fevereiro.22

Quem não gosta da sutileza e do primor dos móveis clássicos? Além da funcionalidade, eles são peças de decoração que se adaptam muito bem com qualquer outro estilo que vier a compor o ambiente. Por isso é que essa vertente estética é conhecida por ser atemporal

Se você procura por exuberância, sofisticação e um design que prioriza linhas e detalhes artesanais, bem… então está na hora de conhecer mais sobre o estilo clássico!

Ao longo deste conteúdo, iremos te mostrar alguns exemplos de mobiliários que seguem este padrão, bem como aplicações no ambiente e como você pode integrá-los na sua casa!

Mas, primeiro, vamos entender um pouco mais sobre a imponência deste estilo?

Onde surgiu o estilo clássico? 

A vertente clássica remonta a cultura Greco-Romana, sendo primeiramente adotada na Grécia Antiga, com posterior incorporação pelos romanos. O estilo foi muito utilizado na arquitetura da época, em edifícios e templos religiosos. Na atualidade, o clássico é baseado na derivação das construções da antiguidade. Quer ver um exemplo prático desta arquitetura em tempos diferentes?

móveis clássicos e arquitetura clássica
Panteão Romano e Casa Branca

É possível perceber como a arquitetura clássica foi incorporada na era moderna através de detalhes únicos que a caracterizam, como as colunas (já falaremos mais sobre isso!). 

Assim, a origem do estilo clássico data da antiguidade, uma época em que se priorizava grandes construções, imponência, nobreza e suntuosidade para expressar características como nobreza e poder. 

Quais são as características marcantes do estilo clássico?

Agora que você entendeu a referência da vertente clássica, fica mais fácil para compreender as características desse estilo.

A principal assinatura do clássico é a nobreza. Basta olhar para uma decoração que é baseada no estilo para dizer: “uau, esse quarto é realmente grandioso!”. Veja só do que estamos falando:

Quarto neoclássico executado pela Campesatto Farina. Móveis clássicos.
Quarto neoclássico executado pela Campesatto Farina

Além da beleza e da altivez do espaço, a solidez é outra característica importante. Móveis de qualidade, de estrutura nobre e produzidos com detalhes artesanais são indispensáveis para agregar ao espaço a particularidade do clássico. 

Assim de forma resumida, podemos citar algumas peculiaridades do estilo clássico para você incorporar na reforma ou construção de móveis sob medida de alto padrão:

Na composição do ambiente:

  • Beleza, elegância e sofisticação nos detalhes
  • Mobiliário longo e exuberante
  • Móveis torneados em madeira
  • Cores neutras para refletir leveza
  • Materiais com boa estrutura 
  • Detalhes artesanais: móveis torneados e desenhos geométricos em alto relevo
  • Simetria e proporções perfeitas
  • Revestimento em mármore
  • Iluminação mais amarelada – branda
  • Objetos brilhantes como luminárias de teto, candelabros e cristais.
  • Arranjo de flores, bustos, livros e molduras
  • Papel de parede em cores neutras ou estampa clássica

Na arquitetura:

  • Espaço amplo, pé direito alto, abóbadas, paredes largas e janelas estreitas
  • Colunas, ornamentos e espaços abertos
  • Estilos arquitetônicos: Coríntio, Jônico e Dórico.
  • Uso de gesso, na contemporaneidade.

Para assimilar melhor, veja um exemplo bem característico do estilo em uma imagem:

Decoração e móveis clássicos ao estilo barroco
Decoração e móveis clássicos ao estilo barroco

Aqui podemos perceber linhas que percorrem o cômodo. Os móveis alongados e de detalhes artesanais, também chamam a atenção e trazem uma atmosfera luxuosa ao ambiente. Atualmente, a decoração clássica se divide em estilos com o barroco, rococó, imperial e neoclássico

Este último é muito adotado na contemporaneidade. Ele mescla o requinte do clássico com a leveza do moderno. Por isso, vale a pena entender melhor sobre o neoclássico!

O que é o estilo neoclássico?

Para quem é apaixonado por móveis clássicos, mas não abre mão de elementos modernos, a solução é o neoclássico!

Ele carrega elementos do estilo clássico, mas também proporciona a mescla com um design mais arrojado. Veja mais um exemplo, agora, de uma cozinha também executada pela Campesatto Farina:

Estilo Neoclássico na cozinha

móveis clássicos na cozinha. Estilo neoclássico.

Essa cozinha em estilo neoclássico possui iluminação mais amarelada, bancadas em mármore e móveis desenhados para dar profundidade ao ambiente. Os armários imitam as pequenas janelas estreitas da arquitetura do estilo clássico. 

Estilo Neoclássico no banheiro

Outro projeto que vale a pena destacar é deste banheiro que encanta à primeira vista! Veja só esses detalhes:

móveis clássicos no banheiro. Estilo neoclássico

É uma verdadeira inspiração, né? O dourado deu um toque luxuoso, bem ao estilo imperial, enquanto que o marmorizado da parede traz leveza e ainda mais sofisticação ao espaço. Observe também as linhas simétricas que compõem as gavetas. Um verdadeiro luxo!

Estilo Neoclássico na sala de jantar

Poderíamos escrever ainda mais sobre esse estilo, mas vamos finalizar esse super conteúdo com mais essa referência para você usar como guia:

móveis clássicos na sala de jantar. Estilo neoclássico

Cristaleira, poltronas, vidros espelhados, acessórios luxuosos e muito bom gosto fazem parte deste projeto de sala de jantar, também projetado pela Campesatto Farina. Todos os móveis foram pensados para o ambiente, que é amplo e bem arejado. 

Percebe como móveis sob medida de alto padrão não são só para espaços pequenos? 

O que achou do estilo clássico e suas classificações?

Solicite o seu orçamento com quem está há 48 anos projetando qualidade e entregando experiências inesquecíveis!